Cio

Deixe um Andmon fazer parte de sua vida, Visite nosso site http://www.andmonpugs.com.br

Vamos agora esclarecer as dúvidas mais frequentes relacionadas ao cio em cadelas. E para isso é preciso entender o que é o cio.

O cio é uma das fases do ciclo sexual da cadela, é o período onde ela está pronta para cruzar com um macho e assim procriar. O ciclo da cadela pode ser dividido em 4 etapas:
Proestro: Dura em média 9 dias. É quando observamos um inchaço da vulva, pode ocorrer corrimentos, mas estes devem ser límpidos e sem cheiro desagradável e ocorre também sangramento. Nessa fase podemos observar alterações de comportamento como agressividade.
Estro: É o cio propriamente dito. Esta é a única fase que a fêmea aceita o macho. Nessa fase não temos mais corrimento ou sangramento. É o período fértil da cadela, que dura de 8 a 15 dias após iniciar o sangramento.

Metaestro: É o perido da gestação, parto e lactação. Para as cadelas que não cruzaram é geralmente nesse período que algumas podem desenvolver a tão falada gravidez psicológica.

Anestro: É o período de total ausência de cio, seria o descanso sexual.

Como saber que a cadela entrou no cio?
As alterações mais evidentes são o inchaço da vulva e o corrimento ou sangramento. Mas em alguns animais observa-se também micção frequente (a fêmea faz xixi mais vezes) e alterações de comportamento.
Alguns animais apresentam o cio silencioso, isto é, sem qualquer um desses sinais descritos. Nestes casos, a identificação do cio só ocorre quando a fêmea aceita o macho, ou por citologia vaginal ou por dosagem hormonal.

Quando minha cadela terá o 1º cio?
Normalmente as cadelas tem o primeiro cio entre 6 e 8 meses de vida. Porém pode existir uma variação individual, podendo demorar até 12 a 15 meses para o 1º cio.

De quanto em quanto tempo ocorre o cio?
Na maioria das cadelas, o cio ocorre a cada 6 meses, porém isso pode variar para intervalos mais curtos ou mais longos entre os ciclos. Cadelas idosas tendem a ter um intervalo entre cios maior, porém não existe a menopausa.

Cadela no cio pode tomar banho e passear?
Sim. Não há contra indicações para banhos, tosas e passeios. Mas deve-se ter uma atenção especial para que nenhum macho faça a cobertura e assim ocorra uma gravidez indesejada.

Cadela que cruza no 1º cio pode engravidar?
Desde o 1º cio pode ocorrer gestação. Porém, recomenda-se que o primeiro cruzamento ocorra no 3º cio, pois é quando a cadela está com seu aparelho reprodutivo completamente formado e preparado, principalmente em Pug e em raças pequenas.
Posso cruzar minha cadela em todos os cios?
A cadela é capaz de engravidar em todos os cios, porém o ideal é deixar que a cadela descanse no cio seguinte ao cruzamento, já que durante a gravidez, o parto e a amamentação existe um enorme desgaste da cadela.

Existe anticoncepcional para cadela?
Se não é de seu interesse cruzar sua cadelinha, castrar é a melhor opção. Medicamentos que interrompem o cio existem, porém o uso frequente dessas medicações podem predispor o animal ao câncer e outras doenças do aparelho reprodutivo.
A castração, além de se evitar o cio e uma gravidez indesejada, diminui consideravelmente as chances de o animal desenvolver tumores de mama e infecções uterinas.
E se você pensa em cruzar sua cadela, antes informe-se sobre os cuidados e custos com a mãe e os filhotes durante e pós gestação e assegure-se de que os filhotes terão destino de confiança.
Dia fértil da Cachorro?
“” BASEANDO PELO HISTÓRICO PROFISSIONAL DO NOSSO CANIL ANDMON PUGS, NA CRIAÇÃO DE PUG ISSO NÃO OCORRE, O CIO DO PUG VAREIA DE PUG PARA PUG, JÁ TIVEMOS PUG NOSSO QUE PEGOU CIO NO 4º DIA DO SANGRAMENTO COMO JÁ TIVEMOS HISTÓRICO DO 15º DIA, ISSO REALMENTE VAREIA-SE MUITO DE ANIMAL PARA ANIMAL “” O tempo de duração de cada cio também pode variar, mas de uma forma geral fica entre 15 a 20 dias. O período fértil ocorre nos últimos 4 dias, quando ocorre a ovulação, ou seja, por volta do 11º dia, quando cessa o sangramento e a cadela aceita o macho. Percebemos que o período fértil chegou quando a vulva incha e se posiciona e a cauda se desloca para o lado, ao passarmos a mão próxima à base.

No entanto algumas cadelas não apresentam sangramento, tendo somente o que se chama “cio seco”, apresentando somente edema na vulva, que é o aumento de tamanho da mesma. A melhor época para acasalar a fêmea é com 18 meses ou no caso, a partir do terceiro cio. Nessa fase de idade ela já estará amadurecida o suficiente para ter seus filhotes, seu desenvolvimento físico já terá se completado e a gestação não lhe trará problemas de saúde. Não se deve permitir o acasalamento no 1º cio, porque a cadela não está em desenvolvimento para uma gestação e se por ventura, houver a prenhez, corre-se o risco de a cadela ter insuficiência nas contrações uterinas, na dilatação da bacia, na produção de leite, sem falar que se corre o risco de perder a cadela e os filhotes no momento do parto.

Deixe um Andmon fazer parte de sua vida, Visite nosso site http://www.andmonpugs.com.br

O macho pode cruzar a partir de 1 ano de idade, antes disso ele pode não conseguir fertilizar a fêmea. O cio da cadela cessa quando ela estiver entre 13 e 14 anos, mas em alguns casos, termina aproximadamente aos 10 anos. Ela serve como boa reprodutora até os oito anos de idade aproximadamente. (início)
Identificando o Cio No início do cio, ocorre em geral uma modificação do temperamento da cadela, que se torna mais dócil, com micções mais freqüentes, emite ganidos sem causa aparente, demonstrando também maior atividade e movimentação. A vulva congestiona-se, apresentando ligeiro aumento de volume e deixando em seguida escorrer corrimento seroso de início e em seguida sanguinolento. Esse corrimento sanguinolento ocorre portanto no início do cio das cadelas, diferentemente do que ocorre com a mulher, quando tal corrimento chamado de menstruação ocorre no final do ciclo sexual. A partir desse corrimento sanguinolento nas cadelas, conte sete dias (primeira semana), período esse que em geral as cadelas não aceitam ainda o macho para acasalamento. Ao fim desses sete dias, as cadelas quando acariciadas com a mão em seu dorso, elevam ligeiramente a cauda e deixam-se também acariciar em seus órgãos sexuais externos, ou então, deitam-se de costas com as pernas para cima exibindo sua barriga para ser acariciada. Se estes sinais estão presentes, considera-se que a cadela está pronta para o encontro do macho para o acasalamento, porém, não é indicado fazê-lo antes do terceiro cio, pois o organismo da fêmea ainda não está pronto para a maternidade.

Deixe um Andmon fazer parte de sua vida, Visite nosso site http://www.andmonpugs.com.br


Canil Andmon Pugs -

VALORES Satisfação– Trabalhar para que as nossas atividades superem as expectativas ...

1º Franquia de Cani

Ola, e´com imenso prazer que eu Andrey Virgilio, proprietário do canil ANDMON ...

Canil de Pug, Vende

O Canil Andmon Pugs possui carro executivo, com motoristas treinados ...

Pug Preto e sua Orig

HISTÓRIA DO PUG PRETO Em 1877, a cor negra foi considerada ...

Melhor Canil em Cria

Na entrega da premiação Excelência e Qualidade Brasil 2013 a ...

acasalamento andmon andmonpugs andmon pugs andmon pugs o melhor canil de pug do mundo andrey animais animais de estimação brasil Bulldog Inglês cachorro campinas canil canil andmon canil andmon pugs canil de pug canil de pugs canil pug carlin clodovil compra de Pug Criação criação de pug Cães filhote filhotes filhotes a venda filhotes de pug Inglaterra melhor canil melhor canil de pug melhor canil em criação de pug melhor canil em criação de pug do mundo pug pug andmon pug andmon o melhor canil em criação de pug pug a venda pugs pugs andmon raça raças rio preto sao jose do rio preto sao paulo vende se pug